top of page

Rafael Reis

Ferramentas de dentista

Técnico auxiliar de saúde na esterilização

​

O que é a esterelização?

A esterilização é um processo que visa destruir todas as formas de vida microbianas que possam contaminar produtos, materiais e objetos voltados para a saúde. Portanto, são eliminados durante a esterilização organismos como vírus, bactérias e fungos.

Dizemos que o processo de esterilização foi eficaz quando a probabilidade de sobrevivência dos microrganismos for menor do que 1:1.000.000.

estagio 2.jpg

Qual a sua importância?

A importância da esterilização é tão grande que não é absurdo falar que o procedimento pode salvar vidas. Quando falamos de ambientes hospitalares e clínicos, isso é ainda mais verdadeiro.

Nesses ambientes, a incidência de microrganismos que podem causar doenças graves é muito grande. De uma maneira geral os utentes que recorrem a um serviço de saúde estão mais debilitados ou apresentam um sistema imunológico fragilizado podendo com mais facilidade desenvolver uma infeção. 

Os processos de esterilização são uma componente essencial para a qualidade dos dispositivos médicos utilizados na prestação de cuidados aos utentes, com um forte impacto no controlo de infeções e por isso são processos importantes para a atividade assistencial destes utentes.

As centrais de esterilização são serviços com cuidados bem definidos e completamente separados entre a entrada dos materiais sujos/contaminados (zona de lavagem e descontaminação; zona de empacotamento; zona de autoclaves e zona de dispositivos médicos esterilizados) e a saída para cada um dos serviços destes materiais. Todo este processo de esterilização permite assegurar o processamento de todos os dispositivos médicos reutilizáveis necessários á prestação de cuidados ao utente, segundo normas que garantem a qualidade técnica, a otimização dos recursos e o controlo de infeções.

O papel importante no controlo de doenças

Existem casos de doenças, como hepatites B e C, por exemplo, transmitidas por instrumentos que foram limpos, mas não esterilizados. Em casos mais graves, como em procedimentos oftalmológicos, a falta de esterilização levou utentes à cegueira.

estagio.jpg

Para garantir a saúde e a segurança de profissionais e utentes, é extremamente importante submeter os materiais reutilizáveis a um procedimento rigoroso de esterilização para a eliminação dos microrganismos que podem originar infeções.

Processos de esterilização

O vídeo seguinte explica alguns processos de esterilização, e reforça a importância deste procedimento na área da saúde de maneira a preservar e cuidar da saúde de todos.

Vídeo do YouTube, autoria de Gabriel Novaes

bottom of page